logo RCN
São Lourenço do Oeste

Caleffi prospecta o 2º mandato

  • Felipe Alípio - ?Temos que trabalhar e fazer com que esses votos recebidos sejam convertidos em muito trabalho?, diz prefeito eleito

'Temos que trabalhar e fazer com que esses votos recebidos sejam convertidos em muito trabalho', diz prefeito eleito

Rafael Caleffi - Movimento Democrático Brasileiro (MDB) - foi reconduzido à cadeira de Prefeito de São Lourenço do Oeste. Na manhã seguinte à eleição, na segunda-feira (16), concedeu entrevista ao jornal Destaque Regional. Destacou a responsabilidade imposta pela votação expressiva e avaliou o cenário em que iniciará o segundo mandato. Confira a íntegra da conversa:

Destaque Regional - Rafael, a nova gestão é um desafio em dose dupla, se superar é mais difícil do que superar o que foi feito por outra pessoa. Como você prevê esses próximos quatro anos?

Caleffi - Primeiro eu tenho que agradecer a Deus, agradecer a toda a população lourenciana que nos concedeu uma votação expressiva, de mais de 11 mil votos e que aumenta muito a responsabilidade. Eu e o Agustinho temos que trabalhar e fazer com que esses votos recebidos sejam convertidos em muito trabalho. Esse acho que é o maior desafio. E também fazer com que nossas propostas, que nós apresentamos durante o período eleitoral, sejam concretizadas. Nós vamos trabalhar incansavelmente para que isso aconteça nos próximos quatro anos.

DR - Como você pretende conduzir a composição do próximo governo?

Caleffi - Vou confessar que eu e o Agustinho não conversamos ainda. Eu estou pegando um período de descanso, para recarregar as energias. A campanha eleitoral é desgastante. É muito desgastante. O período pré-eleitoral também o é. Eu entreguei a Prefeitura municipal, passei a função ao Daniel lá em primeiro de setembro, para disputar em igualdade de condições, para buscar com que o partido em que a gente está afiliado, nos concedesse esse direito à reeleição, nas prévias. Então eu confesso que a gente não falou de composição, a gente não falou de governo, a gente não falou de cargo, a gente não falou de secretários e isso vai ser falado daqui a uns quinze, vinte dias. Com certeza a gente tem de fazer uma minirreforma administrativa, fazer alguns ajustes para tentar melhorar aquilo que a gente já fez nesses 2017-2020, nessa gestão.

DR - A próxima gestão tem uma proximidade muito maior com o legislativo, haja vista a composição do novo parlamento.

Caleffi - É, na verdade esses últimos quatro anos também a gente teve, né. Eu só tenho a agradecer a todos os vereadores que estão, que nos ajudaram indistintamente, não viram sigla partidária, se era oposição ou se era situação. Sempre houve um respeito, no sentido de que São Lourenço precisa ser colocado em destaque. E nesse sentido não tivemos enfrentamentos, brigas. Nós construímos um município melhor para se viver. E é isso que eu vou pedir aos novos nove vereadores eleitos e parabenizá-los, para que nós tenhamos essa hombridade, esse espírito público elevado, para que São Lourenço sempre seja o melhor e o maior vencedor de toda essa história.

DR - Quais projetos para o próximo mandato que você pretende destacar como prioridade?

Caleffi - O grande objetivo é fazer com que São Lourenço do Oeste seja a primeira cidade, o primeiro município do Estado de Santa Catarina em qualidade de vida. Hoje somos o sétimo. Nosso objetivo é ser o primeiro. E para isso acontecer, claro que todas as áreas têm que continuar aumentando, melhorando, indistintamente. Mas, o saneamento básico nós vamos cobrar muito, para que ele aconteça. E se isso, de fato, nós conseguirmos, se essa vitória coletiva, se o saneamento acontecer em São Lourenço, pode ter certeza, vocês todos lourencianos que estão lendo essa entrevista: nós vamos ser a melhor cidade de Santa Catarina. Esse é o meu objetivo, a partir de 1º de janeiro, juntamente com o Agustinho e toda a equipe que vai ser formada para o próximo mandato.

DR - Essa nova composição de governo também abre alguns precedentes junto ao governo federal e estadual. Pouco muda, mas algumas coisas evoluem. Como você espera essas parcerias com os demais entes federados?

Caleffi - Nós tivemos os caminhos iniciais meio difíceis. Porque era tudo novo, lá em 2017. E na esfera estadual e na esfera federal, principalmente na esfera estadual, a gente não teve muito acesso. Foram poucos os recursos, apesar do governo de transição, que o Colombo tinha saído para o Pinho assumir. Em Brasília estava aquela confusão de Dilma, de Temer, cai presidente, entra presidente. Aí teve o problema crítico de afastamento, impeachment. Rapaz. Não foi fácil. E a partir de agora nós conseguimos ter um acesso melhor. O Estado está melhorando, no que tange a liberação de recursos. Não é como deveria, como o Paraná faz, mas está melhorando. E Brasília, os caminhos e portas estão abertos. Tenho certeza de que nós faremos uma grande captação de recursos, uma grande gestão de captação de recursos, para melhorar o estado do nosso município, melhorar nossa querida São Lourenço do Oeste.


Retorno de Comunello Anterior

Retorno de Comunello

Moisés é afastado da governança Próximo

Moisés é afastado da governança

Deixe um comentário